Personagem da Rua: Emílio Leipnitz


Emílio Leipnitz nasceu no dia 7 de maio de 1865, em Rohlitz, na Alemanha. Filho de Teodoro Maximiliano Leipnitz e Maria Mamoch Leipnitz. Veio para o Brasil com apenas quatro anos de idade, perdendo a mãe durante a longa viagem de navio até o país. 
Ao chegar, sua família se fixou em Joinvile, Santa Catarina, vindo mais tarde residir em Montenegro. Aqui casou-se com Maria Finger e teve oito filhos: Emília, Teodoro, Lídia, Ida, Roberto, Alfredo, Walter e Wilmar Leipnitz. Foi Capitão da Guarda Nacional e Conselheiro Municipal de 1920 a 1932. Instalou amplo depósito de material de construção e foi pioneiro no ramo de beneficiamento de arroz, com a construção de um engenho no Município. 
Contribuiu para a reforma da Lei Orgânica de Montenegro, que assegurou a efetividade dos funcionários da intendência. Nunca deixou de cumprir seus deveres como cidadão e eleitor, vindo de Cachoeira do Sul até Montenegro só para votar. Faleceu em 19 de março de 1955, com 90 anos de idade e está enterrado no Município. Foi homenageado como nome de rua pela Lei 2083, de 5 de dezembro de 1977.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações