Feira do Livro 2018: Patrona da Feira do Livro, professora Elita Martinelli Peralta


Foto: Facebook

Elita Martinelli Peralta nasceu em 27/04/1948, em Montenegro, RS, cidade que reside até hoje. Formada em magistério pelo Colégio São José, graduou-se em Estudos Sociais e posteriormente em História pela Unisinos. Possui especialização em Folclore.
Foi professora em diversos estabelecimentos de ensino da cidade. Atuou durante 36 anos na E.E. A. J. Renner. Durante 15 anos foi professora municipal, concentrando suas atividades inicialmente na E.M.E.F. Pedro João Müller, posteriormente na E.M.E.F. José Pedro Steigleder, sendo que ao encerrar suas atividades profissionais em 2010, atuava nas Escolas Municipais Cinco de Maio e Walter Belian.
É casada com José Peralta e possui dois filhos: Juliana e Jônathas. Tem dois netos: Felipe e Ana Júlia.
Atuou durante 44 anos exercendo a atividade de professora em escolas estaduais, municipais e particulares de Montenegro.
Nas escolas onde atuou sempre organizou momentos cívicos.
Participou do 1º Prêmio AMES/Jornal Ibiá, com o conto premiado Triste Realidade (2005).
Teve participação no livro “Estórias que a história não conta” (duas histórias selecionadas), em comemoração aos 100 anos do Instituto São José.
No concurso AMES/Jornal Progresso sua poesia "Vento" foi premiada na categoria adulto.
Participou da 11ª Edição do Concurso Talentos da Maturidade promovido pelo Grupo Santander Brasil.
Teve diversas publicações em jornais, entre elas “Estação Férrea um Desafio”, “Professor e aluno”. 
Após sua aposentadoria em 2010, dedicou-se a literatura infantil, publicando “As Letrinhas Amigas”, em 2013. Esse livro conta a história de uma menina no seu processo de alfabetização; aos poucos ela descobre a emoção da leitura. Em cada página, ela faz escolhas que a levarão ao exercício da inteligência e ao mundo mágico da fantasia onde as letras do alfabeto adquirem vida.
Em 2015, surgiu “Joaquim, é meu nome”, que aborda as diferenças e abre possibilidades para a superação através do respeito e do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações