Personagem da Rua: Gustavo Koetz

Gustavo Adolfo Koetz nasceu em Igrejinha em 26 de junho de 1889. Era filho de Luís Koetz e Luísa Müller Koetz. Do seu casamento com Amália Bauer, nasceram dois filhos: Fausto e Norma. Na sua residência, localizada em Montenegro, criou uma escola de música, onde lecionava vários instrumentos. Organizou uma banda musical, geralmente solicitada para atuar em comemorações cívicas, assim como piqueniques, bailes e carnavais.
A Associação Comercial adquiriu instrumentos musicais e com eles organizou três conjuntos: Orquestra Sinfônica, Banda e Orquestra de Baile, todas regidas por Gustavo Koetz. Nas comemorações dos 75 anos do Clube Riograndense, regeu a Grande Orquestra Gustavo Jahn, em sua última apresentação, alcançando grande sucesso. Naquela data, o Clube lhe ofereceu uma placa de prata. 
Alem de músico e maestro, Gustavo era compositor. Em Montenegro, onde residiu por vários anos, são encontradas mais de 40 composições suas, tanto do gênero clássico como de musica popular brasileira. Faleceu na cidade de Igrejinha, para onde retornou, no dia 26 de junho de 1972, com 83 anos de idade. Como homenagem, seu nome foi dado a uma das ruas de Montenegro. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações