Personagem da Rua: Klinger de Oliveira

O Dr. Joaquim Klinger de Oliveira nasceu em Porto Alegre a 21 de junho de 1881. Filho de Carlos Klinger de Oliveira e de Cândida Monteiro de Oliveira, casou-se com Inocência Pacheco de Moura e Cunha, com quem teve um filho: Paulo. Trabalhou no Tesouro do Estado, matriculou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, diplomando-se médico em 1904. 
Deixoou o funcionalismo público e abriu um consultório médico em Montenegro, terra de seus pais. Foi vice-intendente de 1912 a 1916. Tornou-se intendente Municipal a 7 de setembro de 1916. Administrou no período conturbado da Grande Guerra (1914 a 1918). Destacou-se na consolidação da dívida flutuante e na execução de melhoramentos do cais e calçamento de ruas.
Modificou a iluminação publica da cidade, antes de combustores a querosene, para a eletricidade. O sistema foi inaugurado em 31 de maio de 1919. Reformou a escrita municipal, adaptando-a ao sistema comercial usado pelo Tesouro do Estado. Reconstruiu a rede telefônica. Ao final de sua administração, mudou sua residência para Porto Alegre. Faleceu a 29 de outubro de 1942 na capital. Tornou-se patrono de uma rua conforme Lei n° 1699/66. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações