Peronagem da Rua: Licínio Faustino da Silva



Licínio Faustino da Silva nasceu em 4 de julho de 1902, no primeiro distrito de Montenegro. Casou-se com Angélica Machado da Silva e teve com ela cinco filhos.

Em 1935 exerceu a profissão de ferreiro na construção da ponte do Passo do Caí. Continuando na profissão, instalou-se com ferraria e marcenaria no bairro Timbaúva até o ano de 1946, quando passou ao transporte fluvial. Transportava cargas de Montenegro a Porto Alegre e vice-versa. Depois desta atividade, passou ao comércio de compras e vendas no Armazém de Secos e Molhados.

Sempre fazendo parte da diretoria do Clube Grêmio Gaúcho, exerceu os cargos de Conselheiro Fiscal, Conselho Deliberativo, Tesoureiro e Diretor de Obras. Participou desde a construção do prédio até chegar à Presidência do Clube.

Como esportista, foi Diretor de Esporte, fundador do Grupo de Bolão “Piratini”. Também na área dos esportes, fundou o Esporte Clube Cruzeiro do Sul (Cruzeirinho), cedendo o campo para o desempenho do esporte. Na época, observando o esforço e boa vontade da professora Yara Ferraz Gaia, que dava aulas nas casas dos próprios alunos, resolveu construir um prédio para o funcionamento das aulas. Depois de constatar que o prédio estava ficando pequeno, construiu outro que correspondesse às necessidades dos alunos.

Faleceu em 28 de setembro de 1981, aos 79 anos. Uma das ruas próximas ao Sesi, no bairro Senai, recebeu o nome de Lícinio Faustino da Silva através da Lei número 2887, de 3 de dezembro de 1992.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações