Personagem da Rua: Otocar Zietlow




Otocar Zietlow nasceu em Porto Alegre a 23 de abril de 1899. Era filho de engenheiro Ernesto Zietlow e de Anitta Figueiredo Neves Zietlow.

Otocar casou-se com Haidé Daudt e desta união nasceram três filhos: Ivone, Ivete e Gilberto.

Em 1918 foi incluído na Guarda Municipal como Amanuense e, em 1919, nomeado Contínuo da Intendência Municipal.

O edil Aurélio Porto, em portaria de 19 de abril de 1922, elogiou-o pela pronta e eficaz colaboração prestada por ocasião do incêndio da Casa Comercial João Barth, contribuindo para que o sinistro não tomasse maiores proporções.

Tomou parte na Revolução de 1923 como Tenente do Batalhão comandado pelo major Coriolano Coelho de Souza, no combate e Vapor Velho, neste município.

Por merecimento galgou degraus da Prefeitura Municipal, tendo ocupado os cargos de subintendente do 6 distrito, Alferes do Esquadrão Municipal, Fiscal do Comércio Volante, Tesoureiro, Auxiliar da Secretaria, Subprefeito do 9 distrito, chefe de Sessão e Subprefeito do 1 distrito.

Em 1936 integrou a comissão incumbida de estabelecer o plano de aumento de vencimento do funcionalismo municipal. Através da portaria recebeu louvores pelo desempenho de suas funções. Em 1945 foi classificado na categoria de Contador. Foi elemento de projeção no meio social.

Como homenagem a Otocar Zietlow o Clube Chimarrão do qual foi presidente e integrante de várias de suas diretorias, deu seu nome às canchas de bocha da Sociedade. Integrou também a diretoria do Clube 7 de setembro.

Otocar faleceu em 10 de julho de 1960, em Montenegro, no cargo de Diretor da Fazenda e após uma carreira na Prefeitura Municipal de Montenegro, com mais de 40 anos na profícua atividade funcional.

De acordo com a Lei 1699/66 seu nome foi dado a uma rua do bairro São João. Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações