Personagem da Rua: Próspero Mottin




Próspero Mottin nasceu no dia 28 de junho de 1905 em Garibaldi, filho de Andréa Mottin e Maria Piton Mottin. Casou-se com Matilde Olga Funck com quem teve três filhos: André Luís, João Carlos e Vitor.

Veio para Montenegro em 1924 e dedicou-se ao ramo farmacêutico. Comprou a farmácia Moojen, fundada por Jorge Guilherme Moojen em 1895. Teve atuação destacada em vários empreendimentos, principalmente na educação. Além de ser um dos fundadores da escola São João Batista, deu apoio e amizades permanentes, contribuindo para a instalação do Curso Ginasial Noturno.

Fundou no colégio a Associação dos Antigos Alunos, Pais de Alunos, e Amigos dos Irmãos, Maristas, tendo sido seu presidente durante vários anos.

Foi fundador, junto com seus amigos Dr. Antônio Carlos Rosa, Heitor Müller e Francisco Kölbetz, da Sociedade Auto Mecânica Ltda, Concessionária Dodge, Fargo, Aistin, Renaut e Willys, onde atuou como sócio gerente.

Foi um dos fundadores do Clube de Regatas Cruzeiro do Sul, integrando sua primeira diretoria e foi Presidente do Clube do Chimarrão. Faleceu no dia 11 de março de 1957, quando tinha 51 anos. Foi homenageado pela lei municipal número 1021, de 7 de novembro de 1957.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações