Personagem de Rua: Júlio Renner




Júlio Renner nasceu em Montenegro, no dia 1 de junho de 1896. Era filho de Jacob Renner e Clara Fetter Renner. Casou-se com Araci Leite e desse matrimônio nasceram os filhos: Júlio Gaspar, Dora e Maria Luiza.

Júlio Renner foi um grande propulsor da economia. Era culto, de real destaque e de grande projeção nas classes produtoras do Estado. Prestou no setor econômico relevantes serviços, não só a Montenegro, como ao Rio Grande do Sul.

Especializou-se em industrialização de carne, fazendo um curso de dois anos na Alemanha. Júlio Renner foi diretor-presidente da Industria Brasileira de Peixe, com sede em Rio Grande, e da Navegação Frigorenner Ltda.

Foi membro do Conselho Consultivo após a Revolução de 1930. Em 1936, deu início às obras da antiga fábrica de banha, transformando-a num moderno frigorífico, verdadeiro orgulho da indústria nacional.

Em cerimônia realizada no dia 20 de novembro de 1974, no Rio de Janeiro, Júlio Renner, Diretor do Frigorífico Renner, da Pescal, da Nutripal e da Fortex, recebu o título de Cidadão guanabarino, por seu trabalho à frente das indústrias que dirigiu.

Faleceu em Montenegro, no dia 3 de agosto de 1961, aos 65 anos de idade. Patrono da avenida que passa em frente ao fórum, conforme a Lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações