Personagem de Rua: Otávio Dias Ferraz




Otávio Dias Ferraz nasceu em Porto Alegre em 28 de outubro de 1871. Era filho de Antônio Caetano Ferraz e Maria Lina Dias Ferraz.

Casou-se com Olímpia de Magalhães, tendo o casal os filhos: Luís, Carlos, Pedro, Haidé, Maria, Iná, Nair, Alda e Djalma.

Era irmão da professora emérita Delfina Dias Ferraz. Deslocando-se para Montenegro no ano de 1901, fundou nesta, então vila, o jornal “Correio do Município” que alcança 20 anos de existência, encerrando sua publicação com o último número datado de 1 de janeiro de 1921.

Otávio Dias Ferraz era jornalista por vocação e ao seu jornal dedicou todo seu esforço com amor, energia e combatividade, o que lhe deu forças para resistir a inúmeras revezas e garantir a sobrevivência do periódico.

Na coleção do “Correio do Município”, doada à Biblioteca Pública Municipal, encontra-se esses 20 anos, parte importante da história montenegrina. Otávio Dias Ferraz fundou mais tarde outro jornal, com o nome de Município. Este, porém, teve a duração efêmera.

Foi professor público, função que trocou pelo jornalismo. Exerceu em 1915 o cargo de promotor público da Comarca, entrando em 2 de agosto desde mesmo ano para o serviço municipal.

Tendo em vista os benefícios prestados ao Município, a Prefeitura de Montenegro homenageou-o dando seu nome a uma escola localizada em Sanga Funda.

Em março de 1935, em virtude de seu grave estado de saúde, foi aposentado no cargo de Diretor Expediente da Prefeitura Municipal. Faleceu no dia 2 de agosto de 1935, em Montenegro.

Patrono de uma rua no bairro São Paulo, conforme Lei número 2083 de 5 de dezembro de 1977- Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações