Persoaagem de Rua: Pastor Bruno Stysinsky




O Pastor Bruno Stisinsky em Sieradz, na Polônia, em 7 de agosto de 1856.

Cursou várias Universidade da galícia, formando-se tem teologia Católica Romana. Em 1895, ingressou na Igreja Evangélica de Confissão Luterana e tornou-se pregador auxiliar em Berlim. Imigrou para o Brasil em 1896. Neste ano, em Hamburgo, foi ordenado Pastor Evangélico do Sínodo Riograndense.

Em São Sebastião do Caí, casou-se com Petrolina Jung. Não tiveram filhos, mas adotaram uma menina, chamada Frida Blauth. Iniciou seu trabalho nesta cidade. Fundou uma escola que teve grande projeção pela qualidade de ensino ministrado.

O Pastor Bruno e sua esposa Petrolina fizeram de sua casa um internato para acolher alunos que vinham de longe para assistir às suas aulas. Em 1910 assumiu a Paróquia Evangélica de Montenegro. Em seguida, deu início a construção da Casa Paroquial. No dia 13 de novembro de 1911, fundou a Sociedade de Senhoras e Senhorinhas. A finalidade dessa sociedade era atender às necessidades espirituais e materiais da Comunidade Evangélica e dedicar-se ao tratamento de doentes, principalmente dos pobres, sem distinção de credo ou nacionalidade. Esta sociedade é hoje a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, sendo a mantenedora do Hospital Montenegro.

Pastor Bruno assumiu a direção da Escola Evangélica, tornando-a conhecida em Montenegro e outros municípios. Mantinha um curso noturno para adultos. Foi Secretário da Sociedade Germânica de 1916 a 1919. Colaborou na nacionalização da Sociedade e sugeriu a mudança do nome para Clube Riograndense. Durante 17 anos, dedicou-se a coletividade montenegrina.

Faleceu em Montenegro, no dia 24 de junho de 1930, com 74 anos de idade. Patrono da rua F, no Bairro industrial, conforme Lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977, na Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações