Personagem da Rua: Ludwig Wagner




Ludwig Wagner nasceu em Artehofen, região da Bavaria, na Alemanha, no dia 6 de maio de 1898.

Era filho de Jorge e Ana Wagner. Veio para o Brasil, por volta do ano 1920, país onde residiu até o fim do ano de sua vida. Inicialmente veio para o interior do estado de São Paulo, onde trabalhou em uma fazenda do café. Não adaptado com o meio, veio para Montenegro, pois tinha conhecidos da família Renner que o ajudaram, dando-o um emprego.

Casou-se com Selma Schneider no ano de 1924. Esta união nasceram os filhos Anna e Jorge Ludwig.

Trabalhou como hoteleiro e, paralelamente, era acacicultor. De início o hotel chamava-se “Hotel Schneider”. Em virtude da época da guerra, não eram permitidos nomes alemães em estabelecimentos comerciais. A hospedaria passou a chamar-se “Hotel Riograndense”, localizado no terreno onde se encontra hoje o Nacional Supermercado. Trabalhou nele até se aposentar. Foi integrante ativo na igreja Evangélica de Montenegro. Por causa da burocracia em relação à nacionalidade, naturalizou-se brasileiro no ano de 1947.

Ludwig Wagner faleceu em 15 de julho de 1984, em Montenegro, aos 86 anos. A rua que recebeu seu nome fica localizada no bairro São Paulo, próxima ao Cantegril Clube, denominada através da Lei número 2525, de 17 de novembro de 1988.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações