Personagem da Rua: Monteiro Lobato




José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, São Paulo, a 18 de abril de 1882. Formou-se na faculdade de Direito de seu Estado, exercendo o cargo de promotor público em comarcas do interior paulista. Foi adido comercial em Nova Yorque. Ao retornar ao país, voltou-se para a exploração do petróleo, não obtendo êxito. Fundou a Companhia de Petróleo do Brasil, com títulos de subscrição pública.

Dirigiu trabalhos de tradução e publicação de suas próprias obras na Argentina. Fundou uma editora com seu nome no brasil. Colaborou com diversos jornais e revistas. O início de sua carreira literária foi com o artigo “Velha Praga”, publicado no “Estado de São Paulo”. Seu primeiro livro, Urupês, onde criou o tipo de Jeca Tatu, alcançou sucesso extraordinário.

Publicou livros sérios e importantes. Foi o primeiro escritor a se dedicar à literatura infantil. Entre outras obras, são de sua autoria: cidades Mortas, O Escândalo do Petróleo, Problema Vital, América, Choque, História do Mundo para Crianças, Memórias de Emília, Emília no país da gramática, Serões de Dona Benta, Geografia de Dona Benta e Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Romancista e um dos maiores contistas brasileiros, teve sua obra literária traduzida em diversos idiomas. Faleceu em São Paulo a 4 de julho de 1948, aos 66 anos. Uma das ruas do bairro Rui Barbosa recebeu seu nome, conforme Lei Municipal número 2121 de 2 de janeiro de 1979.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações