Personagem de Rua: Ramiro Barcelos




Ramiro Fortes Barcelos nasceu em Cachoeira, no dia 23 de agosto de 1851, filho de Vicente Loreto Barcelos e Joaquina Idalina Lacerda de Barcelos.

Formou-se em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, no ano de 1873, vindo a exercer a profissão na sua terra natal. Transferiu residência para Porto Alegre onde, além de médico de família, foi chefe de cirurgia da Santa Casa de Misericórdia. Foi um dos fundadores de “A Federação”, em Porto Alegre, realizando como jornalista intensa campanha republicana neste periódico. Entre outras coisas, também escreveu artigos sobre medicina, crônicas políticas e as “Cartas à Princesa Isabel”.

Poeta regionalista. Editou o poemeto “Antônio Chimango”, sátira política com Antônio Augusto Borges de Medeiros, usando como pseudônimo, Amaro Juvenal. Em 1906 abandonou a medicina para se dedicar a política. Exerceu os cargos de Deputado Provincial, Senador da Republica e Ministro Plenipotenciário.

Como homenagem, Ramiro Barcelos teve seu nome colocado na principal artéria de Montenegro conforme ato instituído em 24 de dezembro de 1890. Faleceu em Porto Alegre, no dia 26 de janeiro de 1916.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações