Personagem da Rua: Ilka Moojen Weissheimer



Ilka Albertina Moojen Weissheimer, a Dona Noca, nasceu a 24 de dezembro de 1910. Filha de Adalberto e Luiza Jahn Moojen, casou-se com Arno Alfredo Weissheimer em 5 de março de 1932. Teve quatro filhos: Adalberto, Gastão, Victor e Dóris. Ilka estudou na Escola Evangélica, sendo aluna do Pastor Bruno Stysinski e de Ilka Rudolf. Completou sua educação musical no Conservatório Musical de Montenegro. 
Prosseguiu os estudos no Colégio Sinodal de Santa Cruz (atual Mauá). Depois voltou a Montenegro. Integrava a orquestra que tocava nos intervalos do cinema mudo. Revezava-se com sua irmã Ilma na execução dos fundos musicais das cenas. Era pianista da Orquestra Gustavo Jahn, do Clube Riograndense. Foi organista da Igreja Evangélica e regente do coral por aproximadamente 20 anos. 
Ilka participou da diretoria da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, mantenedora do Hospital Montenegro. Junto ao marido, atuou no Lions Club de Montenegro e na diretoria do Clube Riograndense. Trabalhou nas aulas de bailados de Hilda Noll Petry e na Escola de Ginástica Rítmica do Clube Riograndense. Faleceu a 10 de junho de 1973. É patrona de uma rua, conforme Lei Municipal 3019, de 23 de novembro de 1994. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações