Personagem da Rua: Ilza Moojen


Ilza Moojen, filha de Adalberto Moojen e Luiza Jahn Moojen, nasceu a 11 de janeiro de 1907, em Montenegro. Foi professora na Escola Evangélica do Município. Com o fechamento da Escola, na época da Segunda Guerra Mundial, foi requisitada pela Fundação Evangélica de Hamburgo Velho para assumir o cargo de diretora do estabelecimento de ensino. 
Fez um curso na Cruz Vermelha Brasileira. Traduziu, compilou e adotou matérias que não eram encontradas em livros editados em Português e necessárias ao ensino em Puericultura, Enfermagem e Higiene Alimentar. Voltou a Montenegro em 1943. Depois assumiu a direção do internato do  Colégio Sinodal de São Leopoldo. 
Retornou a Montenegro alguns anos depois, saindo em seguida para trabalhar como auxiliar na administração do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Voltou a Montenegro um ano depois, dedicando-se à Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE). Trabalhou na construção da Maternidade do Hospital Montenegro, abraçando o planejamento, a compra do material e o controle das obras. 
Faleceu um ano antes da inauguração da Maternidade, a 10 de junho de 1956, em Porto Alegre, aos 49 anos. Foi homenageada com o nome de uma rua no bairro Santo Antônio, conforme Lei Municipal número 2083 de 5 de dezembro de 1977. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações