Personagem da Rua: Otaviano Moojen




Otaviano Otávio Moojen nasceu em Lagoa Vermelha em 10 de junho de 1890. Era filho do Doutor Jorge Guilherme Moojen e de Maria Inácia Velho Moojen.

Contraiu matrimônio com Ida Noll, de cujo consócio tiveram duas filhas: Sueli e Neli. Sua existência, embora curta, foi toda consagrada ao bem alheio. Era muito estimado, no meio social pela sua bondade, caridade e firmeza de caráter.

A pobreza encontrou sempre em Otaviano Moojen um verdadeiro pai e protetor.

Em 1911, na Academia de Medicina de Porto Alegre, tirou brilhantemente o Curso de Farmacêutico. Seu gênio afável e comunicativo o fez muito estimado pelos professores e colegas.

Estabeleceu a farmácia em Montenegro, atual Farmácia Mottin, e aos pobres não cobrava os remédios que fornecia. Foi sócio fundador do Futebol Clube Montenegro e integrante de sua diretoria, tesoureiro do Tiro de Guerra 87. Teve destacada atuação na sociedade montenegrina.

Otaviano Moojen faleceu no dia 9 de maio de 1925, em Montenegro. Patrono de uma rua no bairro Industrial, conforme Lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977- Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações