Personagem de Rua: Osvaldo Aranha




Osvaldo Euclides de Souza Aranha, filho do Coronel Euclides Aranha e de Luiza Freitas Vale Aranha, nasceu em Alegrete em 15 de fevereiro de 1894. Casou-se com Vindinha Gudolle. Desta união nasceram os filhos Euclides, Osvaldo, Luísa, Zilda e Delminda.

Osvaldo Aranha foi diplomata, estadista e jornalista. Bacharelou-se em Direito no Rio de Janeiro. Foi sócio fundador do Instituto da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul. Ocupou os cargos de Deputado Estadual e Federal, Secretário do Interior e Justiça do Rio Grande do Sul.

Destacou-se na revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas, tendo inclusive mobilizado todos os serviços ligados à revolução. Foi Ministro da Justiça, da Fazenda e das Relações Exteriores.

“Em 1947, já no governo Dutra, aceitou a chefia da Delegação do Brasil à histórica II Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em que se aprovou o plano de partilha da Palestina. Sua atuação como Presidente da Assembleia lhe granjeou prestígio e aplausos internacionais” (Barça, volume 2, página 100).

Faleceu no Rio de Janeiro em 27 de janeiro de 1960, com 65 anos e idade. Em homenagem ao grande brasileiro que elevou tão alto o nome do Rio Grande e do Brasil, Montenegro deu a uma de suas principais artérias o nome de Osvaldo Aranha. Está rua quando foi aberta, chamava-se Rua do Cemitério, depois Rua dos Finados, Rua Thomaz Flores e atualmente Osvaldo Aranha.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações