A Biblioteca vai até você

É uma extensão da Biblioteca Pública com baús de livros itinerantes, espalhados pela cidade.

1. Objetivos

*Descentralizar a leitura proporcionando à comunidade em geral, a visita da biblioteca intinerante, através do baú com livros diversos;

*Incentivar a leitura, atraindo mais usuários para a Biblioteca, tornando nossa cidade das artes, também a cidade de leitores;

*Divulgar os títulos existentes na Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira;

*Receber doações de livros de literatura, para que o acervo sofra constante renovação.

2. Justificativa

No mundo letrado em que vivemos, o hábito de leitura se torna cada vez mais necessário, uma vez que o indivíduo reserva para o lazer um tempo cada vez menor, ou por vezes este tempo é inexistente.
Sendo assim, a descentralização da Biblioteca Pública que é um espaço centralizado, beneficiando um público restrito, no que se refere ao horário de funcionamento, necessidade de deslocamento e o contato com o mundo da leitura, é o caminho para conquistar novos leitores e oferecer à comunidade, empresas, órgãos públicos, prestadores de serviçose outros segmentos da comunidade, a oportunidade da leitura.
Com este projeto estaremos contribuindo para o desenvolvimento cultural, abrindo caminhos e ampliando horizontes do público que no seu momento de descanso ou enquanto aguardaum atendimento pode desfrutar de uma leitura prazerosa oferecida pela Biblioteca Pública, em parceria com empresas preocupadas em fomentar cultura aos seus clientes e funcionários.O baú terá obras diversas, desde leituras rápidas, romances, ficção, contemplando, também, obras de escritores locais.

3.Descrição

O projeto consiste em um baú contendo 40 obras dentre eles autores locais, dos mais variados gêneros literários: literatura clássica, ficção, infantil, infanto-juvenil, poesia crônicas e contos.Livros, estes, adquiridos e doados pela comunidade local. A pedido dos leitores, foram incluidos também, livros em braile. Consta ainda, no baú, planilhas com a relação das obras, planilha de registros de retirada e devolução do livro e uma planilha de sugestão de títulos, assuntos e autores. O prazo de permanência do baú em cada estabelecimento é de 20 dias, sendo que o leitor poderá retirar uma obra de cada vez para leitura domiciliar.
Em 2000 o projeto circulava apenas com um baú, em setores da Prefeitura de Montenegro, tendo como público alvo somente os funcionários públicos. A partir de 2007, o projeto foi reformulado, passando também a atender funcionários de empresas privadas, bem como colaboradores e clientes de Agências Bancárias, com mais de 4 baús.
Ampliando, também, através da participação nos eventos Viva Bairros, ( eventos mensais realizados nos bairros, em parceria com o Jornal Ibiá) e festas municipais .Em 2008, devido a sua eficácia e popularidade, o Projeto tomou novos rumos, atingindo um maior número de leitores, com 11 baús, visitando 11 instituições, ampliando para 241 o número de leitores e 360 o número de obras lidas.
Neste ano, houve implementação do projeto em um asilo da cidade, a pedido da instituição, propiciando aos idosos momentos de lazer e informação.
Já em 2009, o projeto ultrapassou as fronteiras do município, contemplando o municio vizinho de Triunfo/RS, a pedido da empresa Agrogen, que possui uma filial naquele município.
No ano de 2010 mais 2 empresas aderiram à proposta de disseminação da leitura, perfazendo um total de 13 baús que circulam de forma itinerante pelo município e fora dele. Recebemos, com satisfação, o pedido de mais 05 baús para circularem nos Postos de Saúde do Município e no RECREO- Retiro de Comunitário de Reabilitação Ocupacional.

4.Objetivo Geral

Proporcionaraos clientes e colaboradores de empresas privadas e instituições públicas, conveniadas e terapêuticas a visita da biblioteca itinerante, através de um baú contendo livros de diversos gêneros literários, como forma de disseminar o prazer de ler.

5.Objetivo Específico

*Incentivar a leitura, atraindo maior número de usuários para a biblioteca, transformando Montenegro em uma comunidade de leitores;

*Descentralizar a leitura do ambiente da Biblioteca Municipal para a comunidade, através de baús contendo livros de diversos gêneros literários;

*Divulgar os títulos existentes na Biblioteca Municipal Hélio Alves de Oliveira;

*Estimular a doação de livros de literatura, para que o acervo sofra constante renovação;

*Popularizar a leitura, propiciando a socialização da mesma;

*Estimular a comunidade a participar do subprojeto da Biblioteca: O troca troca de livros;

*Instituir as sacolas de leitura, contendo 20 livros, que circularão, simultaneamente, por 15 setores da Administração Pública de Montenegro.

6.Metas

*Atingir toda a comunidade Montenegrina com o projeto, ou seja, 59.415 pessoas, aumentando consideravelmente a população de leitores;

*Aumento de obras doadas à Biblioteca;

*Aumento de números de leitores cadastrados na Biblioteca;

*Implementação do Projeto de Sacolas de Leitura, a partir de agosto de 2011;

7. Cronograma Físico

*Prédio da Biblioteca Pública-sede das entidades e/o empresas parceiras.

8.Cronograma Financeiro

*Servidores públicos da Rede Municipal Colaboradores das empresas beneficiadas.

9.Ano Inicio

*Ano de início do projeto: 2000.

10.Ano Termino

*Ano de término ou estimativa do projeto: indeterminado.

11.Oraçamento dotação

*Não há um custo específico para esta função, apenas a mão de obra dos servidores da Biblioteca Pública Municipal.Origem dos recursos SMEC-folha de pagamento.

12.Orçamento origem

*Municipal-através da folha de pagamento empresas parceiras.

13.Beneficios diretos

*3377 pessoas de 7 empresas locais;

*01 instituição terapêutica-RECREO;

*12.054 clientes e funcionários das Agências bancárias;

*Toda a comunidade Montenegrina, através dos eventos municipais como Viva bairros, feiras do livro, domingos no parque, entre outros.

14.Beneficios indiretos

*Família dos funcionários beneficados pelo projeto.

15. Indicadores

*59.415 pessoas da comunidade montenegrina beneficiada pelo projeto;

*25% de novos leitores na Biblioteca Pública.

16.Resultados alcançados

*17.000 novos leitores nas empresas locais e municípios vizinhos; entidades como o asílo Pão dos Pobres e RECREO;

*Retiro comunitário de reabilitação ocupacional, desenvolvendo o prazer de ler, estimulando a auto-estima, através do hábito saudável da leitura;

*59.415 pessoas da comunidade atingidas, nos eventos municipais como viva bairros, feiras do livro, domingos no parque, entre outros;

*Aumento de 25% de novos leitores cadastrados na Biblioteca Municipal.

17.Resultados da avaliação

O projeto Biblioteca Vai Até Você, objetivando proporcionar aos clientes e colaboradores de empresas privadas e instituições públicas, conveniadas e terapêuticas, a visita da Biblioteca itinerante, através de um baú contendo livros de diversos gêneros lieterários, como forma de disseminar o prazer de ler, atinge as metas estabelecidas, uma vez que houve um acréscimo considerável no número de leitores na comunidade, através do baú itinerante e usuários da biblioteca.
Assim sendo, o projeto contribuiu para o desenvolvimento cultural, abrindo caminhos e ampliando horizontes, o público pode desfrutar de uma leitura prazerosa oferecida pela Biblioteca Pública, em parceria com empresas preocupadas em fomentar cultura aos seus clientes e funcionários.

18.Execução do Projeto

*O baú será retirado pela empresa na Biblioteca Pública, devendo ser colocado
a disposiçãoem lugar de fácil acesso para auto-atendimento;

*Deverá ser nomeado um responsável que buscará e devolverá o baú à Biblioteca Pública;

*No baú contem:

-Em média 40 obras, entre elas escritores Montenegrinos e revistas, literatura infantil, auto-ajuda, romance, clássicos, poesia e crônica;

-Uma listagem das obras;

-Uma planilha para registro da data de retirada e devolução;

-Uma ficha para sugestões de títulos, autores e assuntos;

*O Prazo de permanência do baú é de 20 dias em cada estabelecimento, sendo que o funcionário da empresa visitada poderá retirar obras literárias e revistas para leitura domiciliar e em instuições prestadoras de serviços, os clientes poderão usufruir do material oferecido para leituras rápidas enquanto aguardam atendimento;

*Com o baú seguirá uma sacola para que as pessoas façam doações de livros para a Biblioteca Pública Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações