HISTÓRIA DA BIBLIOTECA

Em 25 de novembro de 1949, pela lei nº 209, foi criada a Biblioteca Pública Municipal de Montenegro, na gestão de José Pedro Steigleder. Em 8 de novembro de 1999, na gestão de Maria Madalena Bühler, através da lei nº 3443 a Biblioteca Pública Municipal passa a denominar-se Biblioteca Pública Municipal “Hélio Alves de Oliveira”.

Tudo começou pelas mãos do visionário vereador Hélio Alves de Oliveira que se preocupou com o desenvolvimento cultural do município. Desde então, a Biblioteca funcionou em vários pontos da cidade: primeiro no prédio da Prefeitura, na rua João Pessoa, 1363; após, na casa da esquina em frente à Praça Rui Barbosa, rua Ramiro Barcelos e São João; em seguida no prédio nº 1238, esquina Olavo Bilac e João Pessoa;  e, posteriormente na rua Capitão Cruz, 2150. A partir do ano de 2013, com a necessidade de reforma do prédio da rua Capitão Cruz, a Biblioteca passa a atender na Rua Alberto Gottselig no Parque Centenário retornando para o centro da cidade no final do ano de 2020.

Inicialmente, um Conselho de Amigos foi criado para gerenciar a Biblioteca, depois criou-se o cargo de Diretoria. A partir daí, estiveram à frente da instituição as seguintes Diretoras: Lya Maria Petry Seelig, Elita Ilsa Leibniz Griebeler, Lylian Ruth Rübenich Schoellkopf, Dalva Regina Garcia Müller, Simone Maria dos Santos Dörr, Ana Valdeti Martins e, atualmente Maria Terezinha Kraemer Canello, a profesora Nica.

A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 50.000 exemplares e conta com vários setores de atendimento ao público, como o Empréstimo, a Consulta Local, a Hemeroteca, a Biblioteca Infantil e o Museu Literário.
Com o intuito de aprimorar a qualidade na prestação de serviços à comunidade, a Biblioteca Pública tem como missão: "Contribuir para a formação do ser humano, proporcionando o acesso da comunidade às diversas tecnologias de informação, estimulando a leitura como fonte de prazer, preservando a memória e herança cultural do município."
Ao longo dos anos, muitos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos na biblioteca, projetos estes que envolvem a comunidade:
- A Biblioteca Vai Até Você;
- Bate-papo Literário;
- Curso para Professores de Literatura Infanto Juvenil;
- Encontro com a Literatura;
- Encontro Regional de Responsáveis por Bibliotecas Públicas e Escolares;
- Feira do Livro de Montenegro e Vale do Caí;
- Gincana Cultural;
- Hora do Conto;
- Poesia em Movimento;
- Semana Mundial do Livro;
- Troca-troca de livros;
- Feira de Troca de Livros;
- Bibliotáxi,
- Biblio Ônibus e
- Saúde Literária.
E-mail: smec.biblioteca@montenegro.rs.gov.br
Telefone: (51) 3632 5202

Total de visualizações