Personagem da Rua: Elisa Moojen Arpini


Filha de Antônio Moojen e Honorina de Azevedo Moojen nasceu em Montenegro no dia 16 de janeiro de 1917.
Diplomou-se professora no ano de 1936 pela Escola Normal General Flores, de Porto Alegre, hoje, Instituto de Educação. Nomeada em março de 1939, assumiu suas funções no Grupo Escolar de Harmonia, acumulando o cargo de diretora. Lecionou, ainda, nos Grupos Escolares de Capela - São Sebastião do Caí, Delfina Dias Ferraz, Venezuela, de Porto Alegre e Dr. Jorge Guilherme Moojen, onde foi professora e diretora durante 22 anos, quando se aposentou, no ano de 1966. 
Em 26 de janeiro de 1944, contraiu matrimônio com Lívio Maria Arpini Filho, natural de Bento Gonçalves. Por conseqüência, passou a chamar-se Elisa Moojen Arpini. Os filhos nascidos desta união são: Cláudio, Plínio, Flávio e Tânia Paulina. 
Durante muitos anos dedicou-se à pesquisa de Montenegro, tendo colaborado com 14 históricos para o 2° volume da obra “Montenegro Ontem e Hoje”. Desenvolveu um importante trabalho, biografando os vultos cujos nomes foram dados às ruas de Montenegro. Esta obra recebeu o título “Traços Biográficos” e foi publicada pelo Jornal local da época “O Progresso”. Biografou também os prefeitos municipais de 1873 a 1983, sob o título “Síntese Biográfica dos Administradores Públicos de Montenegro”, editado em livro pela Secretária Municipal de Educação e Cultura e Biblioteca Pública, lançado por ocasião da inauguração do Centro Cultural, em 1981. 
Elisa pesquisou sobre a Imprensa do Rio Grande do Sul. Foi uma das fundadoras do Museu Histórico Municipal, criado por Decreto 816, de 24 de junho de 1978. Integrou também a 1ª Comissão Organizadora. Em 10 de maio de 1989 foi homenageada pela Associação Internacional de Lions Clube Montenegro em reconhecimento aos trabalhos realizados, recebendo um quadro de porcelana. 
Faleceu a saudosa professora, pesquisadora e historiadora após prolongada enfermidade, em 11 de julho de 1989. Em 24 de novembro de 1989, em comemoração aos 40 anos da Biblioteca Pública Municipal, foi inaugurada a Galeria dos Escritores Montenegrinos com a fotografia da inesquecível professora Elisa Moojen Arpini, grande colaborada da Biblioteca.
A rua A do Loteamento Nova Timbaúva I passou a denominar-se “Elisa Moojen Arpini” através da Lei 2670, de 24 de setembro de 1990.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações