Personagem da Rua: Ênio de Freitas e Castro


Ênio de Freitas e Castro nasceu no dia 27 de junho de 1911 em Montenegro, filho do desembargador Luís de Freitas e Castro e da professora Andréa Ceci de Sá Brito e Castro. Casou-se com Ylah Oliveira, não tendo deixado descendentes. 
Dos 4 aos 14 anos, residiu em Vacaria, onde foi pianista do cinema local, que era mudo na época. Mudou-se para Porto Alegre e ingressou no Conservatório do Instituto de Belas Artes do Rio grande do Sul, apresentando seu primeiro recital em dezembro de 1930, antes da conclusão do curso. O professor Guilherme Fontainha convidou-o para ingressar na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Ênio concluiu o curso de piano e composição com um ano de estudos, merecendo méritos pela referida escola.
Após vários cursos de aperfeiçoamento, estudou no Conservatório de Paris, na França, fundando, em 1938, a Associação Rio-Grandense de Música, sendo seu presidente durante 25 anos. Teve consagrada uma cadeira em seu nome na Academia Brasileira de Música, em 1946, sendo o primeiro gaúcho a ter um lugar entre os imortais da música nacional. Trabalhou também na Secretaria Estadual de Educação e Cultura, no Conselho Estadual de Educação e colaborou com diversos jornais e revistas do Estado e do Rio de Janeiro e São Paulo. O Coral Municipal “Ênio de Freitas e Castro” foi criado em sua homenagem.
Ênio foi homenageado também com uma rua com  seu nome no dia 5 de dezembro de 1977, através da Lei 2083, da Prefeitura Municipal de Montenegro. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações