Personagem da Rua: Jorge Guilherme Moojen


Jorge Guilherme Moojen nasceu em São Paulo, capital, em 23 de fevereiro de 1847. Era filho do Doutor John Moojen, de tradicional família paulista. 
Casou-se com Maria Inácia Velho e desta união nasceram 13 filhos: Georgina, João Jorge, Otávio, Amélia, Albertina, Adalberto, Antônio, Manoel, Maria Luíza, Liduína, Constança, Otaviano e Eulina.
Jovem ainda foi residir em Lagoa Vermelha, onde veio ser Vereador, Presidente da Câmara e Intendente Municipal.
Foi agraciado com a patente de Major pela extinta Guarda Nacional. Em 1896 passou a residir em Montenegro, instalando-se, com sua família numa chácara, por ele adquirida na rua Buarque de Macedo, arredores da então Vila de São João de Montenegro. Aí construiu pequeno hospital para atendimento aos pobres. 
Jorge Guilherme Moojen exerceu a medicina em Montenegro, sendo um profissional competente e humanitário,
Criou vários produtos farmacêuticos, entre eles a pomada "Milagrosa" e as gotas "Milagrina", remédio contra dores, sendo o único na época para este fim.
Foi médico popular. Aos pobres, além da consulta gratuita, fornecia os medicamentos.,pois junto de sua casa havia uma farmácia atendida por seus familiares.
Seus clientes vinham de todos os municípios vizinhos e de outros mais distantes, como Lagoa Vermelha, Vacaria e Bom Jesus.
Sua vida foi uma série de desprendimento, de boas obras, de sacrifícios e abnegação em prol da humanidade.
Após a Proclamação da República, recusou o cargo de Coronel Comandante Superior, que lhe oferecera o senador Pinheiro Machado, seu grande amigo.
Jorge faleceu em Montenegro em 3 de maio de 1906.
Patrono de uma rua no bairro Progresso conforme Lei 2083 de 5 de dezembro de 1977.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações