Personagem da Rua: Ricardo Carlos Lerch




Ricardo Carlos Lerch nasceu em 9 de agosto de 1917 em Babitz, no município de Leobschütz, Oberschesien na Alemanha. Era filho primogênito de José Lerch e de Anastázia Simonides Lerch. Casou-se com Nelda Becker Lerch aos 19 anos, em 1936.

O casal teve três filhos: Rosita, Leni e Ricardo Lerch.

Chegou ao Brasil em 21 de dezembro de 1921 e veio residir em Montenegro. Fez o curso primário na Escola Evangélica de Montenegro e o Ginásio no Colégio São Jacó em novo Hamburgo. Aos 16 anos, parou de estudar e foi trabalhar na Olaria Lerch de seu pai. Na firma, passou por todas as funções até chegar na chefia. Dedicou a vida inteira à administração da Olaria.

Após a 2° Guerra Municipal, lutou até conseguir a naturalização como brasileiro. Fez isso porque queria exercer o direito de voto, e a prática da propaganda política. Nunca se candidatou a nada, mas não deixava de participar de nenhuma eleição, trabalhando até o último voto como fiscal, presidente de mesa ou cabo eleitoral.

Era um homem alegre, gostava de música (tocava 3 instrumentos), de cantar, tomar chimarrão, andar a cavalo. Para ele, não existia distinção de credo, raça ou classe social, pois todos eram seus amigos. Trabalhou em prol de causas nobres como a construção da Igreja Matriz e auxiliando obras beneméritas. Apesar de católico praticante, ajudava todas as religiões ou entidades sociais.

Aos 59 anos, foi vítima de uma trombose cerebral, que o deixou incapacitado. Veio a falecer 2 anos e meio depois, no dia 23 de dezembro de 1978. Deu origem a rua localizada no bairro Olaria através da Lei Municipal número 2887 de 3 de dezembro de 1992.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações