Personagem da Rua: Tiradentes



Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Pombal, São João Del Rei, em Minas Gerais aos 12 dias do mês do novembro de 17488. Era filho de Domingos da Silva Santos e de Antônia da Encarnação Xavier.

Aos 9 anos de idade, órfão de pai e mãe, começou sua luta pela sobrevivência. Tornou-se vendedor ambulante e mais tarde dentista. Em 1769, ingressou no Regimento de
Dragões, em sua Província, revelando excelente qualidade de militar e atingindo o porto de Alferes de 1776.

Disciplinado, corajoso, inteligente e enérgico, o Comando do Regime confiou-lhe missões difíceis e arriscadas, nas quais Tiradentes sempre se saiu bem e com dignidade.

Revoltava-se contra os maus governos e a tirania infligida aos brasileiros. Tinha anseios republicanos e clamava pela independência de sua querida Pátria. Idealista, foi o chefe da Inconfidência Mineira, movimento que visava separar o Brasil de Portugal.

Traído por Joaquim Silveiro dos Reis, seu companheiro, Tiradentes foi preso e condenado à morte. Altivo e sereno, assumiu toda a responsabilidade do movimento, inocentado os demais participantes da causa.

Orgulhoso por dar a vida pela Pátria que tanto amou. Joaquim José da Silva Xavier é enforcado no Campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro, a 21 de abril de 1792. A semente da liberdade por ele lançada germinou, cresceu e frutificou. A uma das ruas da cidade de Montenegro foi dado o nome do mártir da Independência, Tiradentes, como homenagem à bravura e honradez por ele demonstradas.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações