Personagem de Rua: Selma Wallauer




Filha de Jacob Edmundo Klein e Olga Klein, Selma Wallauer nasceu no dia 24 de agosto de 1913. Natural de Arroio Canoas (antigo distrito de Barão), dona Selma apoiou seu marido Affonso Wallauer, no ano de 1934, a iniciar uma atividade comercial na cidade. Na época, trabalhavam no então distrito de São Salvador (município de Montenegro) onde hoje é Salvador do Sul. Atuavam no ramo atacadista e varejista de gêneros e cereais, produtos coloniais e tecidos. Mais tarde, dedicaram-se à indústria de laticínios.

Com a visão voltada para o futuro, o casal se preocupou em dar educação e treinamento aos filhos para que assumissem posteriormente os negócios de família. Em fevereiro de 1966, associando-se aos seus filhos, Selma e Affonso fundaram a Wallauer, Filhos & Cia. Ltda, com sede em Montenegro e filial em Salvador do Sul. Os negócios foram ampliados, havendo diversificação das atividades, adicionando o ramo de supermercados, materiais de construção e criação de galinhas para suprir os ovos da rede de supermercados.

Em maio de 1970, seu marido Affonso, junto com os filhos, fundou a Granja Pinheiros Ltda, hoje a empresa Doux-Frangosul. Selma Wallauer e as noras Marilde e Ilsene passaram a trabalhar com a loja de tecidos, confecções e miudezas, a tradicional Loja Wallauer.

Além de atuar em horário integral na Loja, dona Selma era a principal compradora da empresa. Viajando constantemente ao centro do país, trazia os últimos lançamentos da moda. Além da participação comercial e industrial, Selma Wallauer também colaborava com diversas ações da Igreja Católica. Seu falecimento ocorreu no dia 6 de agosto de 1979. Através da Lei número 3018 do dia 23 de novembro de 1994, seu nome passou a denominar uma rua no bairro Faxinal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações