Personagem da Rua: João Corrêa

Foto: Facebook

O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva era filho de Manoel Corrêa e Luísa Juliana Sonet Corrêa. Nasceu em Santa Maria em 17 de fevereiro de 1863. Casou-se com Luísa Burmeister. Desta união nasceram os filhos Carlos, Danton e João Manoel. 
Iniciou uma vida que exigiu da família Corrêa os maiores sacrifícios e preocupações, mas deixou para o Rio Grande uma série de obras que somente o espírito pioneiro de João Corrêa e seus filhos puderam realizar. 
Foi, como autodidata, construtor de estradas, sendo sua primeira obra um trecho de 70 quilômetros de ferrovia de Val da Serra a Cruz Alta. Sua família passou a viver desconfortavelmente em acompanhamentos ao longo da estrada que construía. 
Em 1896, concluída a primeira obra, transferiu residência para a cidade de São Leopoldo, pois João Corrêa empreitava o primeiro calçamento de ruas naquela cidade.
Dois anos após, em 1898, dirigiu por contrato com o Governo do Estado, a construção de uma estrada de rodagem Montenegro-Nova Prata, passando a família a residir em Montenegro. Paralelamente a esta estrada, contratou a construção da ponte de Feliz bem como a estrada de rodagem ligando São Sebastião do Caí a Caxias do Sul.
Concluída estas obras, João Corrêa iniciou em 1902 a construção do Cais de Montenegro, considerado na época o mais extenso do Estado. Dois anos depois era festivamente inaugurado. Foi um trabalho gigantesco e que trouxe benefícios enormes a Montenegro. Em 1905 empreitou a construção da estrada de ferro de Rio dos Sinos a Montenegro e desta a Salvador. Em 1911, em Porto Alegre criava junto com seus filhos a firma João Corrêa & Filhos Ltda. Em 1912 firma contrato de estudo e construção da estrada de ferro Taquara a Canela com a Prefeitura de Taquara. Em 1926 é desfeita a firma João Corrêa & Filhos Ltda pois o Coronel João Corrêa aceitou o convite do Governo do Estado para ser Intendente em São Leopoldo e nesta cidade faleceu em 17 de março de 1928. 
Para homenageá-lo o seu nome foi dado a uma rua no bairro Senai conforme Lei 2121 de 2 de janeiro de 1979 e foi alterada conforme Lei número 3.508 de 2000.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos de Elisa Moojen Arpini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações