Biografia e Livros de Gelson Weschenfelder




Gelson Weschenfelder é Graduado em Filosofia, Doutor em Educação, professor universitário e colunista de revistas e jornais locais.
É leitor assíduo de histórias em quadrinhos de super-heróis(Comics) e vem pesquisando o tema a partir de uma abordagem filosófica inclusive escrevendo diversos livros e artigos sobre o assunto.
Participa como palestrante de eventos que abordam a cultura pop, expondo seu conhecimento sobre os super-heróis, sendo conhecido como o ''filósofo dos quadrinhos'' e ganhando destaque em diversos meios de comunicação.
Professor de filosofia de escola pública e professor universitário, organizador de livros e coordenandor de oficinas e projetos em escolas da rede particular, no ensino fundamental e médio, sobre o tema ''Super-Heróis e essa tal filosofia''.
Seu objetivo como escritor é aproximar os jovens estudantes às questões filosóficas das HQ's de forma lúdica e significativa.

Livros



Apesar do imaginário popular, as histórias em quadrinhos não servem apenas ao divertimento do leitor. Neste livro, o escritor convida crianças, jovens e adultos a filosofar com os super-heróis e super-heroínas, refletindo sobre questões referentes à ética, à moral, ao gênero, aos direitos humanos, à formação da cidadania, entre outros temas abordados de forma convidativa e original por parte do autor.




Esta pesquisa apresenta a educação através de outras mídias, a importância das histórias em quadrinhos, o seu aspecto pedagógico, principalmente no que tange à formação da consciência moral das crianças e dos adolescentes e na construção de uma vida virtuosa e prática. O fascínio que os personagens exercem, figurando como exemplos heróicos, onde estes abordam, de forma exemplar, a maneira de enfrentar e de solucionar questões e tais problemas é que remete à obra de Aristóteles "Ética a Nicômaco". Tomando a ética aristotélica das virtudes como referência teórica, pretende-se apresentar alguns super-heróis, tais como; Batman, Homem-Aranha, X-men e Super-Homem, e mostrar como cada um deles apresenta um aspecto importante da referida ética, destacando a ética aristotélica. (Fonte: Livraria Cultura




2 comentários:

Natália Campos Bento disse...

adorei essa mini biografia , ou sll ! bem criativo, parabens gelson!!! aproveita aii e segue meu blog http://nataliacampoz.blogspot.com.br/

Gelson Weschenfelder disse...

Obrigado Natalia.
Estou seguindo o seu blog.

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações