Personagem da Rua: Aurélio Porto


Afonso Aurélio Porto nasceu em Cachoeira do Sul em 25 de janeiro de 1879. Era filho de Júlio Gomes Porto e Aurélia Guedes da Luz Porto. De seu casamento com Isaura Martins, nasceram os filhos Julio, Carlota, Maria, Aurélia, Izar e Olinda.
Aurélio Porto foi poeta, orador, historiador, genealogista, biógrafo, teatrólogo e jornalista. Dirigiu e foi redator de vários jornais do Estado. Colaborou em revistas econômicas, históricas, geográficas e outras. Foi membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Escreveu várias e importantes obras. Do partido republicano, do qual era membro atuante, recebeu cargos de alta responsabilidade.
Aurélio Porto assumiu a Intendência Municipal de Montenegro de 1920 a 1924. Deu especial atenção ao ensino. Reorganizou a Instrução Municipal. Criou, em 1921, o Colégio 7 de Setembro, que ministrava os cursos Elementar ou primário, aulas noturnas para adultos, curso cívico popular, por meio de conferencias sobre Historia, Geografia e fatos brasileiros e ainda um curso secundário comercial. Implantou o Imposto Único, como base de remodelação do sistema tributário. Este imposto valorizou os terrenos urbanos, obrigando os proprietários dos mesmos ao aproveitamento de largas áreas produtivas. A medida onerou os valores dos terrenos baldios, com isso aumentou o número de construções.
Durante o seu governo, a Comissão Rockfeller deu combate sistemático à verminose, que atingia a quase totalidade da população montenegrina. Para atestar sua passagem pela administração municipal, ainda está imponente o prédio da Prefeitura, desafiando o tempo. Construído de pedra grés, no estilo renascença, foi o Palácio Municipal inaugurado em 7 de setembro de 1922, por ocasião das festividades comemorativas ao Centenário da Independência do Brasil. Esta obra perpetuou Aurélio Porto nos anais montenegrinos. Em frente ao prédio da Prefeitura, foi construído outro, de real importância para obrigar o Quartel Municipal. 
Aurélio Porto faleceu em 11 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro. Para Homenageá-lo, o Governo do
Estado deu o nome de Aurélio Porto a um grupo escolar da sede e a prefeitura o fez patrono de uma rua, conforme a Lei número 1699/66.

Fonte: Traços Biográficos de Elisa Moojen Arpini e Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações