Personagem da Rua: Assis Briasil


Joaquim Francisco de Assis Brasil nasceu em 29 de julho de 1857. A localidade de nascimento foi a Estância de São Gonçalo, no município de São Gabriel. Era filho de José de Souza Brasil e de Joaquina Teodora de Bem Salinas.
Assis Brasil foi casado duas vezes e teve 10 filhos. Em 1882, diplomou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Como historiador e poeta, deixou um grande número de obras: “História da República Riograndense”, “A República Federal” e “Cultura dos Campos”. Assis Brasil ocupou importantes cargos como, Deputado Provincial, Ministro do Brasil em Lisboa, Diplomata em Washington, Embaixador Extraordinário, Ministro Plenipo-tenciário em Buenos Aires e Ministro da Agricultura e Embaixador na Argentina.
Disputou a Presidência do Estado, com Borges de Medeiros, o que levou ao rompimento que deu origem à Revolução de 1923. Faleceu como ilustre homem público na estância de Pedras Altas, distrito de Pinheiro Machado, em 24 de dezembro de 1938. Em Montenegro, foi homenageado com o nome de uma rua, onde hoje está situado o Hospital Montenegro, em 24 de dezembro de 1890. Esta rua antes era denominada por
Boa Vista, nome dado por Tristão Fagundes, fundador de Montenegro.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações