Personagem da Rua: Chiquito Coutinho


José Francisco de Oliveira Coutinho, conhecido popularmente por Chiquito, pertencia a uma das antigas e tradicionais famílias montenegrinas. Nasceu em 11 de novembro de 1885 em Faxinal e faleceu em 26 de março de 1965. Era filho de João Machado Coutinho e Tereza de Oliveira Coutinho. De seu enlace matrimonial com Bernardina Machado, nasceram cinco filhos: Maria, Carmela, João, Ceci e Nereida.
Chiquito foi, por muitos anos, funcionário da Exatoria Estadual desta cidade. O jornalista Mário Inácio, referindo-se a Chiquito em “O Progresso” de 24 de agosto de 1968, assim se expressou: “Chiquito, o velho tradicionalista, foi o primeiro patrão e fundador do antigo Vinte de Setembro (CTG) e o primeiro entre nós a cultivar as tradições dos pagos”.
Chiquito conhecia a fundo as velhas danças gaúchas e tinha prazer em ensiná-las às novas gerações. Conhecia, também, o viver campeiro, os trabalhos com a criação de gado e era exímio laçador. Gostava de contar “causos” de outrora. Enfim, era um gaúcho autêntico no linguajar, na indumentária, no trato, no caráter.
Chiquito era muito bem relacionado em nossa cidade e um dos mais antigos moradores. É patrono da Rua 6, no bairro São Pedro, conforme Lei número 2083 de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.  
Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações