Personagem da Rua: Carlos Frederico Köhler


Carlos Frederico Köhler nasceu na cidade de São Leopoldo em 22 de julho de 1889. Era filho de Guilherme Köhler e Antonieta Huhnfleisch Köhler. Casou-se com Adolfina Guilhermina Koetz, havendo desta união surgido quatro filhos: Erna, Lúcia, Wanda e Egon. No inicio do século, transferiu residência para Montenegro. Logo após, seguiu para a Europa a fim de cursar a Real Escola de Relojoaria em Glausshütte, Saxônia, atual Alemanha.
Retornando a Montenegro, em 15 de setembro de 1908, juntamente com o seu pai, Guilherme Köhler, fundou a firma C.F. Köhler & Cia., dedicando-se a ramo jóias relógios, ótica e artigos para presentes, como importador e varejista. Foi o primeiro relojoeiro diplomado estabelecido em Montenegro. Em 1929, após novos estudos e estágio em Berlim, Alemanha, tornou-se o primeiro ótico diplomado a exercer esta atividade na cidade.
Envolvido com a vida comercial, desempenhou atividades múltiplas nas sociedades locais e na Comunidade Evangélica. Faleceu no município de Montenegro em 11 de julho de 1940 com a idade de 51 anos.
Carlos Frederico é patrono da Rua 2, no bairro Panorama, conforme Lei número 2083, de 5 de dezembro de 1977, da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações