Carlos Waldemar Gottselig nasceu em 18 de outubro de 1887, em Montenegro. Era filho de Alberto Gottselig e de Matilde Lietzke Gottselig.
Contraiu matrimônio com Tereza Daggio, não havendo descendentes. Recebeu Medalha de Ouro pela confecção do “Grande Álbum de Montenegro”, comemorativo da 1ª Exposição Feira Comercial, Industrial, Agropecuária e Frutícola, ocorrida no ano de 1933.
Como historiador, deixou importantes subsídios sobre a história de Montenegro.
O Futebol Clube Montenegro, do qual foi secretário durante muitos anos, desde a função em 1911, concedeu-lhe o título de Sócio Benemérito e o Clube Riograndense o de Presidente Honorário.
São apreciáveis as atas por ele lavradas nessas duas sociedades por se tratarem de verdadeiros relatos históricos. Graças à iniciativa de Carlos Waldemar Gottselig, decisões importantes foram tomadas no Futebol Clube Montenegro.
Construiu sua moradia nos terrenos do Clube Riograndense e a doou à Sociedade para, após a morte do casal, serem instalados no referido prédio, um Museu e a Biblioteca do Clube. Por ocasião do Cinqüentenário do Riograndense, Carlos Gottselig escreveu o opúsculo “Dados Históricos do Clube Riograndense”, publicação oficial da comemoração, no ano de 1931.
A rua que passa em frente a esta Sociedade, a Prefeitura Municipal denominou “Carlos Waldemar Gottselig”, pela Lei número 1929/72. Faleceu em 25 de agosto de 1955, no município de Montenegro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Insira seu comentário