Personagem da Rua: Padre Balduíno Rambo




Padre Balduíno Rambo nasceu em Tupandi, no Município de Montenegro (na época) em 11 de agosto de 1905. Era filho de Nicolau Rambo Sobrinho e Gertudes Vier Rambo.

Ordenado sacerdote jesuíta em 1936 consagrou-se ao magistério. Como catedrático lecionou História Natural, Antropologia, Teologia e Etimologia no Colégio Anchieta, no Seminário de São Leopoldo e na Universidade do Rio Grande do Sul.

Padre Rambo era botânico de renome internacional, criador do monumental Herbarium Anchieta, com seus 80.000 números de plantas do Rio Grande do Sul, Diretor do Departamento de História Natural da Divisão de Cultura da Secretaria de Educação. Foi autor de diversas obras e inúmeros artigos sobre assuntos de sua especialidade e idealizador do Parque Zoológico do Rio Grande do Sul.

A prefeitura municipal, em homenagem ao sacerdote exemplar, botânico, sábio renomado, escritor e orador sacro e popular, deu seu nome a uma escola localizada no Morro da Manteiga, em Tupandi, e a uma rua em Montenegro.

Faleceu em Porto Alegre a 12 de maio de 1961. Patrono da rua conforme Lei número 2083 de 5 de dezembro de 1977 – Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações