Personagem da Rua: Coronel Antônio Inácio


O Coronel Antônio Inácio de Oliveira Filho nasceu em Montenegro em 11 de fevereiro de 1832. Filho de Manoel Inácio de Souza Cabral de Oliveira e de Marcolina Maria de Oliveira. Da primeira união matrimonial com Marcolina Oliveira nasceram Antônio, Pedro, Manoel, Francisco, Joaquim, José, Luiz, Marcolina, Joaquina, Hermínia, Amélia e Antonina. Em segundas núpcias casou com Luiza Ribeiro de Andrade. Tiveram duas filhas: Maria das Dores e Lucília.
Antônio Inácio, após concluir em Montenegro o curso pirmário, seguiu para Coimbra, Portugal, onde completou seus estudos. Falava diversos idiomas, principalmente francês e latim.
Benemérito servidor de Montenegro,exerceu por duas vezes a Câmara no tempo do Império. Sob sua presidência, foi decretada a Primeira Lei Orgânica Municipal. Tinha personalidade marcante e sua palavra era acatada e aceita sem restrições.
Foi presidente da Intendência, eleito em 15 de novembro até 6 de janeiro de 1881. De 15 de novembro de 1891 a 3 de junho de 1892 a cidade foi administrada por uma Comissão Provisória composta por três pessoas. Antônio Inácio de Oliveira foi o presidente desta comissão.
Militou nas fileiras do Partido Liberal. Este extinto, filiou-se ao Partido Federalista. Foi um chefe de incontestável prestígio e um administrador idôneo e capaz. Influiu na elevação de Montenegro à categoria de cidade. Em 16 de outubro de 1882 foi dado seu nome a uma rua desta cidade. Feleceu em 30 de maio de 1909 aos 77 anos de idade.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações