Personagem da Rua: Firmino Rodrigues Cardoso


Firmino Rodrigues Cardoso era filho de Manoel Rodrigues Cardoso e Maria Rodrigues da Paz Cardoso. Nasceu em Taquari no dia 11 de outubro de 1854. Aos 12 anos de idade, acompanhando a família, passou a residir em Montenegro. 
Casou-se pela primeira vez com Maria Joaquina de Oliveira, tendo os filhos Alcídes, Antônio, Manoel, Firmino, João, Otaviano, Carlos, Jose, Adélia, Lucília, Marcolina, Maria, Jose e Antônia. Em seu segundo casamento, uniu-se à Ana Machado, com quem teve duas crianças chamadas Maria e Mário.
Firmino foi Conselheiro Municipal em 1883. Em 1885 renunciou ao mandato para servir como Secretário da mesma corporação. Em 1920 é novamente eleito como Conselheiro, durante o Governo Aurélio Porto. Sério e de dignidade comprovada, era inflexível cumpridor de seus deveres. Na maçonaria atingiu o grau 18. Era filiado ao partido Federalista.
Em 1940 transferiu residência para Porto Alegre, vindo a falecer no mesmo ano, em 21 de abril, aos 85 anos de idade. Uma das ruas da cidade recebeu seu nome conforme Lei 2121 de 2 de janeiro de 1979.

Fonte: Traços Biográficos de Elisa Moojen Arpini e Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações