Personagem da Rua: Frederico Hamann

Frederico Hamann nasceu em Porto Alegre dia 10 de julho de 1879. Era filho de Heinrich e Carolina Hamann. Casou com Emília Ritter e teve três filhos: Kurt, Elsa e Frederico. Ficou conhecido como o precursor do alto comércio em Montenegro.
Iniciou sua carreira como viajante de uma firma atacadista de Porto Alegre. Montenegro fazia parte de seu roteiro. Em 1902, veio morar no Município, que na época era uma vila. Abriu uma casa importadora para atacado e varejo, cuja razão social era Abergen & Hamann. Poucos anos depois, foi alterada para Frederico Hamann, uma vez que seu sócio se afastou dos negócios. Comercializava ferragens, louças, vidros, tintas, medicamentos e miudezas. 
Conhecido por seu espírito dinâmico e empreendedor, imprimiu aos seus negócios um ritmo de grande desenvolvimento. Projetou a sua firma por todo o interior do Estado, com viajantes efetivos, através de nove zonas.
Escolheu a imagem do Morro Montenegro como emblema de sua firma e “Montenegro” para marca das ferragens de classe. Tudo isso, feito para provar seu amor a sua cidade adotiva. Sempre foi bem conceituado nos meios comerciais, industriais e financeiros do Estado, sendo nomeado Agente para o município de varias importantes empresas nacionais e estrangeiras. Frederico também foi o Agente de dois estabelecimentos bancários, um dos quais veio instalar filial em Montenegro. A casa atacadista encerrou suas atividades no ano de 1928.
Hamann foi membro da Diretoria do Clube Riograndense, Sociedade Atiradores, Ginástica e Comunidade Evangélica. Também foi sócio fundador da Associação Comercial e integrante de sua primeira Diretoria. Atuou, por alguns anos, como Conselheiro Municipal. 
Frederico Hamann faleceu em Montenegro a 12 de dezembro de 1934. Foi patrono da rua D, Bairro Industrial, conforme Lei 2083, de dezembro de 1977.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações