Personagem da Rua: Frederico Gabriel Lampert


Frederico Gabriel Lampert nasceu em Taquari no dia 21 de setembro de 1860. Era filho de Carlos e Catarina Lampert. Casou com Paulina Kauer e teve cinco filhos: Brunilda, Bruno, Ilma, Carlos Lourival e Olinda.
Frederico Lampert fez toda a revolução de  1893, ocupando o posto de Capitão. Vitoriosa a causa republicana, veio residir em Montenegro, onde se dedicou ao comércio por algum tempo. Prestou inestimáveis serviços à causa republicana e ao desenvolvimento de Montenegro.
Pessoa de inteligência invejável se destacou entre os homens públicos. Exerceu os cargos de suplente de Juiz Distrital, vice-presidente do Conselho Escolar, membro do Partido Republicano, vice-intendente e intendente substituto, presidente do Conselho Municipal e oficial do Registro de Hipotecas.
Preocupava-se mais com o próximo do que consigo mesmo. Para com os pobres, foi de uma bondade e caridade sem limites. Junto com o irmão Amândio Fidêncio Lampert, fundou o jornal O Progresso no ano de 1901. O objetivo era prestar serviços à comunidade através de informações e servir de veículo de cultura.
Frederico faleceu em Montenegro dia 29 de julho de 1907. É patrono de uma rua do bairro Progresso, conforme Lei 2083, de 5 de dezembro de 1977. 

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos (1988) de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações