Personagem da Rua: Frederico Ozanan


Frederico Ozanam, filho de João Antônio Ozanam  e de Maria Nantas Ozanam. Nasceu em Milão na Itália a 23 de abril de 1813. Casou com Amélia Soulacroix e teve uma filha: Maria. 
Era profundo conhecedor da religião católica e tornou-se um Apóstolo do Bem e da Verdade. Se formou em Direito e em Licenciatura de Letras na Universidade de Sorbonne em Paris. Em 1936, defendeu com brilhantismo as teses que lhe conferiram a certificação de Doutor em Direito. 
Como advogado, atendia gratuitamente as pessoas sem condições financeiras para lhe pagar os serviços. Aprofundou seus conhecimentos clássicos, filosóficos, históricos e filológicos.
Em Paris, quando estudante fundou em 1833 uma sociedade de jovens que denominou de Sociedade São Vicente de Paulo. Reuniam-se a fim de assistirem às “Conferências Vicentinas”, onde se destaca junto a outros oradores sacros por sua eloquência invulgar. Dava à mocidade lições de confiança, otimismo e força moral. 
Ozanam praticava em grande escala a caridade. Esta obra de caridade e amor ao Próximo assumiu feição universal. Em Montenegro a Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em 13 de outubro de 1929 por 18 ferroviários. Quem assumiu a presidência foi Alcides Ronchette. De 1965 a 1980, Artidor Rodrigues da Costa foi presidente. 
Frederico Ozanam publicou diversos livros de sua autoria e fundou em Paris um jornal “A Era Nova”. 
Aos 28 anos de idade, participou de um concurso na Sorbonne para professor de Literatura Estrangeira. Fez provas escritas em Latim, Italiano, Espanhol, Alemão e Inglês. No exame oral dissertou, durante 45 minutos, sobre a Literatura da Antigüidade, tendo maravilhado o júri pelos conhecimentos demonstrados. Foi aprovado em 1° lugar, assumiu as cadeiras de História e Literatura Estrangeira. 
Faleceu em Marselha, na França, em 8 de dezembro de 1853 aos 40 anos de idade. Se tornou patrono de uma rua, conforme a Lei número 1920/72 da Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações