Personagem da Rua: Jeronimo Teixeira


Jerônimo Teixeira nasceu em Montenegro a 20 de julho de 1887. Era filho de José Teixeira da Silva e Maria da Conceição Teixeira da Silva. Do seu casamento com Maria do Carmo de Oliveira (Carmen), nasceram cinco filhos: Icléa, Isolete, Iride, Ilos e Ilton. Jerônimo Teixeira foi funcionário da Prefeitura de Montenegro. Era também jornalista e advogado.
Começou as atividades de servidor municipal no cargo de agente fiscal de exportação no dia 31 de dezembro de 1919. Aposentou-se a 15 de outubro de 1951 como diretor de Expediente. Exerceu as funções de secretário do Conselho Municipal, do Conselho Deliberativo, da Câmara de Vereadores e secretário do Município. Representou Montenegro, como enviado especial, na União dos Funcionários Municipais, em Santa Maria. Integrou a comissão incumbida da hospitalização de indigentes. 
No dia 5 de setembro de 1928, foi agraciado com louvor da Câmara de Vereadores por grandes serviços prestados em favor do Município. Durante a juventude, fundou o jornal “O Arauto” que, por motivos financeiros, teve duração efêmera. Durante quase 30 anos, dirigiu o jornal “O Progresso”, onde também atuou como redator. Em 1953, devido a problemas de saúde, afastou-se do periódico.
Jerônimo Teixeira foi sócio-fundador do Asilo e Pão dos Pobres e do Ginásio São João da Batista. Integrou a diretoria do Clube 7 de Setembro com os cargos de presidente e 1° secretário. Fez parte da construção da nova sede do Clube em 1933. Foi ainda secretário da União Operária. Jerônimo Teixeira faleceu no dia 14 de setembro de 1959, em Montenegro, aos 72 anos de idade. É patrono de uma rua do bairro São João conforme Lei n° 1699/66. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações