Personagem da Rua: João Jacob Noll

João Jacob Noll, filho de Carlos e Maria Noll, nasceu em Feliz, a 27 de fevereiro de 1867. De seu casamento com Idalina Blauth nasceram dez filhos: Otília, Willy, Carlos, Ida, Wilma, Osvaldo, Norberto, Hilda, Neli e Helmi.
Era muito estimado pela população em geral. Empreendedor e dinâmico, abriu uma forte casa de comércio com fazendas, secos e molhados, na época em que o porto de Montenegro era o único escoadouro de toda a produção que vinha da colônia. A par de sua atividade comercial, zelou pelos interesses da coletividade.
Pertencia ao Partido Republicano que elegeu o Conselho Municipal para o período de 1904 a 1912. Ultimamente era adepto do Partido Social Democrático (PSD). 
Por ocasião de sua morte em 1947, os Vereadores oficiaram ao Presidente da Câmara, solicitando que fosse lançado em ata um voto de pesar pelo desaparecimento do digno e honrado cidadão.
Foi Capitão da Guarda Nacional, sócio-fundador do Tiro de Guerra 87 e integrante de sua primeira diretoria.  
João Jacob Noll faleceu em Montenegro em 31 de dezembro de 1947 aos 80 anos de idade. Seu nome foi dado a uma das ruas da cidade conforme Lei 2121 de 2 de janeiro de 1979.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos de Elisa Moojen Arpini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações