Personagem da Rua: José de Sá Brito

José de Sá Brito era filho de José de Sá Brito e Heniqueta de Sá Brito. Nasceu em Porto Alegre no dia 18 de novembro de 1844. Seu primeiro casamento foi com Tibúrcia Cordeiro, tendo nascido as filhas Aurora, Fernanda e Isaura. No segundo casamento, com Maria Adeláide Sá Brito teve cinco filhos: Renato, José, Ceci, Celina e Gilda.
Quando estourava a Guerra do Paraguai, em 1865, José de Sá Brito alistou-se. Desempenhou comissão de confiança e praticou atos considerados de bravura. Foi nomeado tenente honorário do Exército e agraciado com o título de Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa. Retornou da guerra com o posto de Capitão.
José de Sabrito foi escritor, romancista, teatrólogo e poeta de mérito, tendo editado vários livros. Foi vereador e promotor público da Comarca de Montenegro. Após a proclamação da República, acabou nomeado secretário da Intendência Municipal, cargo que exerceu até falecer no dia 10 de outubro de 1890. É patrono de uma rua do bairro Santo Antônio conforme Lei 2083 do dia 5 de dezembro de 1977.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações