Personagem da Rua: José Pedro Daudt


Nascido no dia 4 de maio de 1868, em Pesqueiro, José Pedro Daudt era filho de Frederico Daudt e Rita Martins Daudt. Seus pais eram descendentes dos primeiros povoadores de Montenegro. José Daudt casou no dia 12 de dezembro de 1896 com Idalina Saticq e teve dez filhos: Clodomiro, Leovegildo, Carlos Eurico, Décio Clotário, Aderbal, Clóvis, Edgar, Haidé e Ainda Saticq Daudt.
Desde jovem, trabalhou no comércio montenegrino. O primeiro emprego foi aos 10 anos, em Cafundó, na casa de negócio de José Inácio de Oliveira. Mais tarde, trabalhou por conta própria em Pesqueiro e, depois, como interessado na empresa de Felisberto Porfírio de Souza. Exerceu também atividades como escrivão de registro civil de nascimentos e casamentos, além do cível e crime. Posteriormente foi nomeado coletor federal, cargo no qual se aposentou em 1939 por limite de idade. 
José Pedro Dauth também se dedicou à agricultura e à pecu´ria. Fou propagendista da República, tendo participado da fundação do Clube Republicano de Montenegro. Com o novo regimento de 1889, ingressou nas fileiras do Partido Republicano, tornando-se um dos líderes. Na legislatura entre 1904 e 1908, exerceu o mandao de conselheiro municipal. Foi também sócio-fundador do Tiro de Guerra 87. José Pedro Daudt faleceu em Montenegro no dia 26 de maio de 1941. É patrono de uma rua no bairro São Paulo, conforme Lei 2083 do dia 5 dedezembro de 1977.

Fonte/Foto: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua e Traços Biográficos de Elisa Moojen Arpini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações