Personagem da Rua: Livino Otelmo Schüler





Livino Otelmo Schüler era filho de Adolfo Schüler e Luiza Schüler. Nasceu em Montenegro no dia 6 de junho de 1902. Casou-se com Elsa Zimmermman, nascendo desta união os filhos Nilo, Adolpho, Egídio e Sônia.

Descendente de comerciante, exerceu essa profissão por boa parte da sua vida. Instalado na zona da beira do Rio Caí, onde possuía um Armazém de Secos e Molhados, por Atacado e a Varejo, comprava produtos coloniais e revendia, inclusive em Porto Alegre.

O armazém não era apenas um centro de comércio, mas de consultas “psicológicas” também. Seu Livino, como era conhecido, era solicitado para dar a orientação, tanto em negócios como assuntos familiares e políticos. Suas sugestões eram sempre otimistas e pacificadoras.

Sua grande satisfação era de que todos os seus empregados tivessem casa própria. As solicitações que lhe eram feitas para o progresso na comunidade, sempre encontravam respostas satisfatórias. Era grande admirador e incentivador da Navegação Fluvial e dedicou-se a ela durante muito tempo. Fez parte da Sociedade Renner & Schüler, que mantinha barcos de transporte de carga e de passageiros com os barcos Fortaleza, Don Carlos e Ariranha.

Livino possuía um temperamento alegre e bondoso.

Colaborou na construção dos Colégios São João e São José. Fez parte, durante muito tempo, da Diretoria da Associação Comercial de Montenegro. Membro da Comunidade Evangélica, sempre colaborou, tendo exercido a função de tesoureiro por 25 anos.

Livino Otelmo Schüler faleceu em Montenegro, no dia 16 de julho de 1974. A rua que passa ao lado do Hospital Montenegro recebeu seu nome através da Lei número 2121, de 2 de janeiro de 1979.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações