Personagem de Rua: Lourenço Wolff




Lourenço Wolff nasceu em Garibaldi em 18 de setembro de 1865 e faleceu em Montenegro dia 25 de agosto de 1938. Era filho de Jacob Wolff e de Catarina Gabarene Wolff. Casou-se com Leonor Bender e teve seis filhos: Elfrida, Guilhermina, Osvaldo Oto, Odilo Luís, Adélia Alcina e Oscar Romeu.

Aos 10 anos, seu pai vendeu o que possuía em Garibaldi e veio para Montenegro. Aqui a família adquiriu terras próximos à Estação Férrea, dedicando-se à agricultura. Aconselhado por sua mãe, Lourenço, que ajudava o pai, abandonou a agricultura e foi trabalhar em uma serraria.

Tempos depois, começou a trabalhar em uma indústria de móveis em Porto Alegre com o objetivo de aprender o ofício de marceneiro. Após adquirir prática, retornou a Montenegro e montou uma indústria de móveis totalmente manual. Fazia obras de artesanato. Foi pioneiro nesse ramo de negócios em Montenegro.

Só muitos anos depois, quando Porto Alegre mudou a frequência da eletricidade, foi que Lourenço Wolff adquiriu um motor em segunda mão. Deixando então de ser trabalho manual para ser motorizado.

Além da fábrica de móveis, dedicava-se ao plantio de árvores frutíferas e pinheirinho natalinos, que eram transportados por via fluvial para Porto Alegre, a fim de serem comercializados.

Em 1912, construiu um prédio de alvenaria, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Bento Gonçalves, onde instalou sua fábrica de móveis e abriu uma loja. No estabelecimento, vendia produtos que fabricava e que trazia de outros locais. Aos 58 anos, por motivos de saúde precária, a firma passou a ser administrada por seu filho Odilo Luís Wolff.

O industrialista Lourenço Wolff e foi um homem inteiramente dedicado ao trabalho à família. É patrono da rua 8 Bairro São Pedro, conforme Lei número 2083 de 5 de dezembro de 1977.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações