Personagem da Rua: Maestro Gustavo Jahn



Gustavo Jahn nasceu em Chemnitz (Saxônia-Alemanha) dia 4 de setembro de 1848. Faleceu em Montenegro a 14 de outubro de 1917. Era filho de Gustavo Henrique Rodolfo Jahn e Guilhermina Belger Jahn. Casou em 1886 com Guilhermina Keller. O casal teve os filhos Gustavo, Ricardo, Willy e Luiza Jahn.

Em 1878, veio morar em Montenegro e dedicou-se a indústria fabril e ao magistério, desempenhado no Colégio Evangélico local. Em 1881, com o auxílio de alguns amigos, fundou a sociedade de canto e música denominada “Germânica”, em cujo desenvolvimento consagrou o melhor dos seus esforços e a máxima dedicação.

Fundando esta sociedade de canto e música, estava lançando alicerces do atual Clube Riograndense, onde, além de Presidente, foi sócio Honorário.

A primeira iluminação elétrica foi fornecida por Gustavo Jahn, levado por um fio de extensão de sua indústria. Seu estabelecimento possuía um grupo gerador de energia elétrica própria, até aquela principal artéria da cidade.

Este ilustre cidadão fundou a grande orquestra Gustavo Jahn que alcançou um enorme sucesso. Nos dias do concerto instrumental, Montenegro parava para assistir às belíssimas interpretações musicais. De sua família, os quatro filhos eram instrumentistas e todos executavam suas músicas com extrema sensibilidade e correção. O maestro, por sua vez, executava com perfeição todos os instrumentos.

Gustavo Jahn foi destaque tanto na vida social como industrial de Montenegro. Patrono de uma rua conforme a Lei número 2083 de 5 de dezembro de 1977.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações