Personagem da Rua: Manoel de Souza Moraes



Manoel de Souza Moraes nasceu em Montenegro dia 3 de maio de 1903. Faleceu na Capital do Estado a 10 de dezembro de 1974. Era filho de Coronel Álvaro de Moraes, ex-Intendente Municipal, e de Jacinta de Souza. Casou com Edith Azevedo e teve os filhos Maurício, Marisa e Sandra Moraes.

Em 1948, fundou a Sociedade de Proteção à infância Escolar. Esteve sempre atento às necessidades escolares, sempre procurando sanar suas dificuldades.

Maneca Moraes, como era conhecido, era um líder, um homem voltado inteiramente para Montenegro, terra que tanto amou e onde foi sepultado.

Ocupou cargos de Amanuense na Delegacia de Polícia, Juiz municipal, Juiz de Paz, Inspetor do 1 Distrito na zona do Passo da Pimenta e representante do Secretário de Educação e Cultura, Ariosto Jaeger.

Foi presidente e Sócio-Honorário do Rotary Clube de Montenegro e presidente da Associação comercial. Integrou as diretorias das sociedades: Tiro de Guerra 87, clube Riograndense, Sete de Setembro, Clube do comércio, Fundação Montenegrina de Ensino e Pesquisa e do Abrigo e Pão dos Pobres.

Como diretor de “O Progresso”, foi responsável pela sobrevivência do Jornal. Também fundou e presidiu o primeiro Círculo de Pais e Mestres do Instituto de Educação São José. Foi funcionário do banco da Província durante 45 anos, sendo gerente da Agência montenegrina por 25 anos.

Manoel de Souza Moraes foi patrono de uma rua conforme Lei número 2083 de 5 de dezembro de 1977 pela Prefeitura Municipal.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações