Personagem da Rua: Onésimo Alves de Oliveira



Onésimo Alves de Oliveira nasceu em Montenegro a 16 de novembro de 1889. Filho do capitão Juvenal Alves de Oliveira e de Aulália Alves da Silva, casou-se com Maria do Carmo Quadros. O casal teve cinco filhos: Dátero, Célia, Celuta, Dauro e Jessi Alves de Oliveira.

Trabalhou na construção da estrada de ferro de Rosário a Santana. Passou depois para a de São Paulo-Rio Grande. Convenceu seu avô, Antônio Fanfa, a doar parte de suas terras para a construção de uma estrada de ferro. A Estação Fanfa este nome em homenagem a seu avô.

Voltando a Montenegro, trabalhou como auxiliar para a agência Banco da Província. Assumiu a gerência, onde se manteve por mais de 20 anos. Foi Conselheiro Municipal em 1920. Também foi suplente do juiz municipal e membro da comissão diretora de extinto Partido Republicano Liberal.

Organizou a primeira sede do clube 7 de setembro, do qual era presidente honorário.

Renunciou ao mandato de Conselheiro em outubro de 1921. O conselho municipal consignou um voto de louvor em virtude dos bons e relevantes serviços prestados. Tomou posse do Conselho Consultivo, em substituição ao Dr. Cilon Rosa, sendo nomeado pelo Interventor Federal em 1935. Faleceu a 27 de janeiro de 1938. Patrono de uma rua no bairro Progresso conforme Lei Municipal número 2083 de 5 de dezembro de 1977.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações