Padre Alberto Trasel nasceu em 31 de março de 1915, em Santa Clara do Sul, município de Lajeado. Era filho de José Jacob Trasel e Maria da Glória Werlang Trasel. Menino ainda, ingressou no seminário de São Leopoldo onde fez os estudos preparatórios para o sacerdócio. Recebeu o presbítero em 10 de novembro de 1940.
Exerceu as funções de cooperador nas paróquias da Segrada Família e Navegantes, ambas em Porto Alegre.
Após, assumiu, como vigário, a direção da paróquia de Paverama. Em Montenegro, iniciou a construção da nova Igreja Matriz de São João Batista, cuja planta foi feita pelo arquiteto-engenheiro Doutor Calixto de Jesus Neto, o mesmo que construiu o Santuário de Aparecida do Norte em Sao Paulo.
A bondade era o traço predominante do caráter de Padre Alberto. Paralelo a vida religiosa, era historiador, tendo elaborado o Álbum do Centenário de Santa Clara (1869-1969), trabalho histórico de muita profundidade, escrito em português e alemão.
Além deste, publicou em 1960, um livro em alemão, já traduzido em português, com o título "Der Maragatenkieg".
Retornou a paverama, onde permaneceu de 1966 a 1971, sendo neste ano nomeado capelão do Hospital São Canísio de Bom Princípio.
Nessa Vila faleceu em 17 de agosto de 1974. A missa de corpo presente foi, a seu pedido, realizada em Montenegro. O sepultamento aconteceu em Santa Clara, terra onde nasceu e cresceu.
Patrono de uma rua no Bairro Cinco de Maio, conforme Lei 2083 de 5 de dezembro de 1977.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Insira seu comentário