Personagem de Rua: Pedro Isse




Pedro Isse nasceu na cidade de Tartus, na Síria, no dia 29 de junho de 1908. Era filho de Maria Isse e José Pedro Isse.

Pedro veio da Síria em 1912. Por um período residiu em Porto Alegre com seus pais e depois fixaram residência em Montenegro. Quando jovem, estudou no Grupo Escolar 14 de julho. Um dos seus professores foi o Major Campos Netto.

Casou-se com Seidy Nedir Isse, com quem teve filhos Eduardo Cesar, Elizabeth e Carlos Gilberto. Como filho mais velho, Pedro estabeleceu com seu pai uma casa comercial no ramo de tecidos, roupas e armarinhos, na rua João Pessoa esquina com José Luiz, até o ano de 1936.

Em 1937, passou também a atuar no ramo de agricultura, adquirindo junto com seu pai e irmãos uma área de terras na localidade de Vendinha. Pedro foi um dos primeiros no ramo de transporte rodoviários de caminhões em Montenegro. Em 1938, comprou em sociedade com seus irmãos um dos primeiros caminhões a trafegar em Montenegro. Após atuar no ramo de transportes operando no comércio de areia, areião e cascalho.

Com o decorrer dos anos diversificou seus negócios, ingressando em navegação fluvial. Com seus filhos Eduardo e Carlos Gilberto fundou a Areiasul Navegação e comércio Ltda, onde exerceu o cargo de diretor até a sua morte.

Foi grande batalhador e colaborador pela construção da APAE em Montenegro. Atuou no Sete de Setembro, onde teve participação na construção da sede daquele clube. Patrono de uma rua no bairro Santa Rita conforme Lei número 2887, de 3 dezembro de 1992.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações