Personagem da Rua: Waldemar Pedro Steffen


Waldemar Pedro Steffen nasceu em 29 de janeiro de 1938, na cidade de Montenegro. Era filho de João Emilio e Lúcia Steffen. Estudou as primeiras letras na Escola Beato Roque, em Pareci Novo, com o professor Egídio Finkler. Após completar o curso primário, ingressou na Escola Santo Afonso, em São Leopoldo.

Alistou-se no Exército Nacional em 1957, na cidade de Porto Alegre. Completando o serviço militar, retornou a Pareci, aprendendo a arte de fazer rebolos de pedras grês. Em seguida, desenvolveu a profissão de construtor.

Casou-se com Ana Ida Schuster, no ano de 1962. Teve duas filhas. Anéti Regina tornou-se professora e Solange Luíza, operadora de computação. Logo após o casamento, passou a residir em Pinheiros subúrbio de Montenegro, dedicando-se à agricultura e frutigranjeiros.

Em 1971, comprou uma área de terras na cidade, em Pinheiros. Passou a dedicar-se à horticultura, vendendo seus produtos na feira livre de Montenegro, onde alugou uma banca. Após alguns anos, passou a lotear a área, urbanizando-a com toda a infraestrutura necessária. Hoje a vila é conhecida como “Vila Steffen”. Além da urbanização, fazia açudes, aterros, e terraplanagem com duas retroescavadeiras e dois caminhões-caçamba.

Faleceu aos 51 anos, de leucemia, em 12 de maio de 1989, no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Deu exemplo de muita coragem, testemunhada pelos médicos que o atendiam. Patrono de uma rua no bairro Santo Antônio conforme Lei número 2695, de 27 de dezembro de 1990.

Fonte: Jornal Ibiá (Editora Ibiá Ltda.) - Especial Personagem da Rua




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seu comentário

Total de visualizações